29 de outubro de 2018 foi o dia em que a minha vida pessoal e a história do país se cruzavam em direções opostas.
De minha parte, me defendi, debati ideias, expus argumentos, coloquei para avaliação um trabalho de mais de 2 anos e saí vitorioso. Por louros da peleja, me deram o título de mestre. Título este que, ainda que me orgulhe do que fiz para merecê-lo, raramente o utilizo.
Da parte da nação, contudo, a batalha parecia perdida.
29 de outubro, afinal, era o primeiro dia após a vitória nas urnas do execrável presidente que nos últimos quatro anos fez questão - além muitas outras atrocidades - de descreditar o método que garantiu seu próprio trunfo democrático.
Se 2018 foi o ano, como diz Mario Magalhães, que flertou o apocalipse, com suas lutas e lágrimas, o dia 29 de outubro de 2018 foi, para mim, o encapsulamento de todas essas emoções.
Quatro anos se passaram e justamente no dia que sairá esse texto que você lê, leitor, 3 de outubro de 2022, teremos, novamente, um dia para ficar na história desse país, visto que, com a decisão do primeiro turno das eleições gerais ocorrendo no dia 02, veremos os primeiros desdobramentos desse pleito que parece mais decisivo que nunca.
No nível profissional, minha vida não está em seu clímax como estava em 2018: a tese que escrevo só será defendida no fim desse ano ou janeiro de 2023. Contudo, ainda sem saber o resultado que essa nação, sinto que a segunda-feira que marca a estreia desse texto terá novamente um papel decisivo na minha pessoal e talvez na vida de outas pessoas.
Com a importância de se compreender o que está por vir, de se planejar, de argumentar, de se reunir entes queridos e, se tudo correr bem, celebrar o que pode ser celebrado. Mas, se se preciso, também nos prepararmos para as novas batalhas que virão.
Independente do resultado, saiba, leitor, que seguirei contigo nas próximas segundas-feiras, para refletirmos juntos sobre cultura, educação, literatura, política e, quem sabe, sobre um futuro melhor.
Nesse dia seguinte, te mando um forte abraço,
30 de setembro de 2022